Este projeto chegou até mim por meio de uma maravilhosa parceria com a arquiteta Michelle Andrade, foi concebido para uma família cristã brasileira, que vive nos Estados Unidos e anseia por desfrutar de suas férias em sua terra natal, recebendo a família e parentes queridos no conforto de um lar situado na exuberante Mata Atlântica do Nordeste do Brasil.
O clima da região de Aldeia, cercada por mata atlântica, é mais ameno do que na capital, Recife. A ventilação vem do leste, oscilando entre nordeste e sudeste, e o clima, no geral é quente e úmido. Por isso a fachada frontal, voltada para o sudoeste, recebeu maior proteção térmica, com aberturas mais sutis.
Durante o briefing foi levantado que havia uma criança de colo, receberiam familiares de diversas idades, queriam um estilo contemporâneo, mais próximo das casas que estão sendo atualmente construídas na região, estavam habituados com as casas americanas, com ambientes integrados, hall de entrada após o terraço e espaço privativo protegido.
Entre as solicitações, 4 suítes com closet , uma linda escada, bastante claridade, a inclusão de um espaço para uma mesa capaz de acomodar 10 pessoas para jantar e a reserva de área nos fundos para uma quadra de futebol no futuro.
Em meio às conversas, surgiu uma sugestão: um quarto no térreo. Uma medida de segurança para hóspedes que preferem evitar as escadas por algum motivo.
Falando em escada, isso também foi assunto de debate. Inicialmente, os clientes se encantaram pela estética clean de uma escada sem espelho – a parte vertical que acompanha os degraus. Porém, destaquei as preocupações com a segurança, especialmente para a filhinha deles, que ainda era um bebê. Expliquei como as crianças podem se machucar em escadas, especialmente sem espelhos, e relatei algumas situações. Isso foi o suficiente para concordarmos em instalar uma escada com espelhos.
Assim, a casa dos sonhos foi tomando forma, priorizando o conforto, a funcionalidade e, acima de tudo, a segurança de toda a família, planejada de acordo com as necessidades dos clientes levantadas no briefing e a adaptação ao clima local.
A entrada principal da casa foi recuada, para criar o efeito de "compressão e expansão", o hall de entrada funciona como uma "zona de compressão", enquanto que o conjunto formado pela escadaria, sala de estar e sala de jantar formam uma "zona de expansão", criando um contraste que enfatiza a amplitude do espaço central da casa.
Uma árvore foi incorporada à arquitetura no terraço, sendo completamente visível do interior da casa através de uma ampla parede de vidro. Isso foi feito após uma conversa com a família, na qual pude constatar que planejavam passar o Natal na residência e tinham o hábito de montar árvores natalinas. Como os pinheiros não são comuns nesta região, optou-se por uma Tuia devido à sua adaptação ao clima local e facilidade de manejo. Dessa forma, quando o Natal chegar, a família poderá ornamentar sua árvore de modo que ela também seja visível do interior da casa, criando uma integração perfeita.
Ao projetar a "promenade", idealizei uma experiência sensorial que despertasse a curiosidade e o desejo de explorar a casa. No terraço, um painel de vidro revelaria um vislumbre do interior, uma promessa do que estava por vir. Uma árvore majestosa, estrategicamente posicionada, lançaria um véu sobre a cena, criando uma aura de mistério e expectativa.
Ao adentrar o hall, um espaço acolhedor e intimista, a atenção seria direcionada para a escadaria, banhada pela luz natural. A amplitude do pé direito duplo convidaria o visitante a subir e se aventurar nesta convocação ao conforto e à contemplação. A escadaria ornamental, adornada com um banco convidativo, e o jardim exuberante criariam um cenário único.
A casa se revelaria aos poucos, a cada passo, uma nova descoberta, uma nova perspectiva.
Meu objetivo era criar um lar que fosse mais do que apenas um abrigo. Queria criar um espaço que inspirasse, que nutrisse a alma e que proporcionasse momentos de alegria e contemplação. Uma casa que fosse um reflexo da beleza e da grandiosidade da natureza. E por falar em natureza, chegamos num ponto muito importante, Deus também se revela na natureza:
"Pois os seus atributos invisíveis, seu eterno poder e divindade, são vistos claramente desde a criação do mundo e percebidos mediante as coisas criadas, de modo que esses homens são indesculpáveis;" (Romanos 1:20).
Assim como os clientes, a arquiteta também é cristã, por isso surgiu em mim o desejo de prestar uma homenagem ao nosso Criador por meio da arquitetura, por isso, orei pedindo inspiração para concretizar esse propósito.
Uma observação fascinante sobre a construção de uma casa é que em Gênesis 9:7, Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo: "Quanto a vocês, sejam férteis e multipliquem-se; espalhem-se pela terra e multipliquem-se nela." Na época, eu não havia percebido, mas quando uma família constrói um lar, está cumprindo a vontade de Deus e recebendo d'Ele uma bênção, que é viver em família.
Enquanto ponderava sobre o assunto, lembrei-me do livro "20 Edifícios que todo arquiteto deve compreender", de Simon Unwin, que li durante a faculdade. Uma seção particularmente marcante para mim foi "La Casa Del Ojo de Água", pois ela explora os elementos fundamentais de uma casa e como eles contribuem para a identificação do lugar e sua real necessidade. Ao ler, torna-se evidente que a cobertura é o elemento crucial que define uma casa como tal, independentemente do material utilizado - seja telha, papelão, tecido, rocha, palha ou folhas. O telhado é o que confere à estrutura o caráter de abrigo e refúgio. Essa reflexão me levou a considerar: "Este é um bom lugar para inserir uma referência bíblica, mas qual?"
Lembrei-me então de que o céu é o Trono de Deus, e a terra, o estrado dos Seus pés (Isaías 66:1). Nessa reflexão, surgiu a ideia de criar um pergolado na cobertura da casa em um formato que fizesse alusão ao céu, usando a localização das estrelas como referência e empregando um diagrama de Voronoi para criar a geometria, no entanto, não podiam ser quaisquer estrelas; tinham de ser parte de alguma constelação mencionada na bíblia.
Uma das narrativas mais belas que podemos encontrar é a criação do mundo. O primeiro capítulo do livro de Gênesis revela que Deus criou o mundo e tudo o que nele existe. No quarto dia da criação, Ele fez o sol, a lua e as estrelas, colocando-os no firmamento celeste e designando-os para servir como sinais, para estações, dias e anos (Gênesis 1:14-19). O céu é verdadeiramente espetacular, e a Bíblia menciona diversas estrelas e constelações.
Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia está no Livro de Jó, onde há um diálogo notável em que Jó reconhece a grandeza de Deus e declara, entre outras coisas, que "Foi Ele quem criou a Ursa, o Órion, as Plêiades e as constelações do sul" (Jó 9:9). Foi com base nesse versículo que a constelação das Plêiades foi escolhida.
As Plêiades são um aglomerado estelar aberto (coleção de estrelas que estão ligadas gravitacionalmente umas às outras) localizado na constelação de Touro e são visíveis a olho nu em muitas partes do mundo.
Utilizando uma foto da constelação, empreguei um software capaz de gerar um diagrama de Voronoi, inserindo pontos e utilizando a imagem como base. Com o diagrama em mãos, integrei-o ao software de arquitetura, utilizando suas linhas como referência para criar as partes vazadas da cobertura. Estas, por sua vez, formam uma ampla claraboia tanto na cobertura principal quanto na área de laser, proporcionando uma iluminação zenital que banha o ambiente em um fascinante jogo de luz e sombra.
Muito se fala sobre o partido arquitetônico e como ele pode ser usado, este foi o meu partido para criar na arquitetura um elemento que contasse uma história, conferindo assim o status de arte à arquitetura.
A Residência AM&EF-22, carinhosamente chamada de Casa Plêiades, é distribuída em pavimento térreo e superior, inclui um terraço frontal, hall de entrada, duas salas de estar, uma escada ornamental, sala de jantar, ampla cozinha americana, despensa, banheiro social, terraço gourmet, corredores espaçosos, garagem coberta para dois carros e quatro suítes com closet e amplas varandas.
Esta configuração conclui uma obra arquitetônica de alto padrão, em total conformidade com a legislação local, um cliente satisfeito e uma boa história para contar, tudo para Glória e Deus.
Meus agradecimentos ao casal AM&EF pela confiança, à Arquiteta Michelle Andrade pela parceria que temos tido desde então, a Jonathan Torres pelas longas conversas sobre estrelas, constelações e sobre a Bíblia, e ao meu marido Marcelo Penna, que em todos os momentos esteve ao meu lado e me deu o seu apoio.