Este projeto é fruto de mais uma parceria com a arquiteta Michelle Andrade da MA Arquitetura.
Reforma e design de interiores em apartamento de 67m² no bairro dos Aflitos, em Recife, Pernambuco, para um casal jovem de empresários, sem filhos e que recebem familiares em casa para as festividades.
Por meio do briefing, foram levantadas as necessidades para o projeto, que englobou revestimento do piso, revestimento das paredes, forro de gesso, instalações elétricas, iluminação e mobiliário. Além disso, foi necessário realizar o levantamento arquitetônico, uma vez que a planta fornecida apresentava disparidades com o ambiente real. Isso não é incomum, pois as plantas fornecidas geralmente correspondem à fase de licenciamento do projeto do edifício, e durante a construção podem ocorrer pequenas alterações até a finalização.
O casal desejava que o apartamento transmitisse uma sensação de conforto e parecesse mais amplo do que realmente era. Portanto, elevamos o forro o máximo possível, substituindo o gesso comum por gesso acartonado e tabicado, com cortineiro, iluminação spot em alguns pontos, rasgos de luz para iluminação geral e uma linda luminária pendente na sala de jantar. Para tornar o ambiente aconchegante, utilizamos o design biofílico, cujo conceito é trazer a natureza para mais perto através do uso de materiais naturais ou que se assemelhem. Para alcançar esse resultado, optamos por porcelanato marmorizado, que imita pedras naturais, mobiliário feito sob medida em MDF amadeirado rústico, simulando a madeira de carvalho, cortinas em linho cru e espelhos. Os espelhos, por sua vez, remetem à semelhança da água na natureza e causam um efeito de amplitude na percepção do ambiente.
Para o mobiliário, projetamos uma cristaleira com adega e cervejeira, respeitando os afastamentos mínimos recomendados pelo fabricante da cervejeira para garantir seu desempenho ideal. Para o rack da sala, a cliente tinha um apreço especial por um móvel antigo, então usamos sua configuração inferior como inspiração, complementando com uma parte aérea de acordo com o gosto da cliente. Na copa, optamos pelo uso de MDF naval, construindo uma bancada com um belo portal com ripas no teto e iluminação pontual, utilizando o mesmo pendente da luminária da mesa de jantar, porém de forma individualizada. Para a suíte, projetamos uma cabeceira com duas mesas de apoio, e na parte superior um painel móvel com ripas para ocultar a unidade condensadora do ar-condicionado. Nos demais quartos, instalamos painéis de suporte para TV, proporcionando uma maneira de ocultar as fiações e evitar a necessidade de quebrar as paredes para instalar as tomadas. Também realizamos a reforma dos móveis fixos do apartamento, fazendo pequenas alterações e trocando o revestimento para trazer personalização, aliada aos benefícios da sustentabilidade.
Para a varanda, adicionamos ganchos para rede, atendendo ao desejo do cliente de relaxar deitado em uma rede e fazer churrascos eventualmente. Já a esposa do cliente gostaria de ter plantas, e de acordo com o estudo solar, as plantas receberiam iluminação adequada na parede do lado esquerdo da varanda, então foram colocadas nesse lado. Na parede do lado direito, projetamos uma bancada articulável de parede. Dessa forma, o marido pode utilizar a bancada para grelhar seus petiscos e, quando desejar usar a rede, basta fechar a bancada para ter espaço suficiente para se deitar confortavelmente.
No projeto de interiores, busca-se a personalização, visando aproveitar melhor os espaços. Muitos apartamentos, quando adquiridos, possuem um layout pensado para atender a diversas configurações possíveis em termos de habitantes. Por esse motivo, acabam tendo uma distribuição mais genérica dos ambientes e suas interações.
Os apartamentos pequenos em edifícios com muitos pavimentos representam um desafio ainda maior, pois a estrutura tende a ser mais robusta, o que às vezes impede a integração de ambientes pela remoção de paredes. Em muitos casos, é um pilar que está presente ou uma viga que passa de tal maneira que a remoção resultaria em um pé direito muito baixo. Portanto, contar com o auxílio de um profissional é essencial. Com a tecnologia atual, os projetos são concluídos de forma mais rápida e é possível gerar imagens de alta qualidade, permitindo que o cliente visualize como ficará o projeto e verifique se está de acordo com suas expectativas.
Meus agradecimentos ao casal F&F pela confiança, à Arquiteta Michelle Andrade pela parceria e à Deus, que pela sua misericordia nos abençoa todos os dias.